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Maria Morais

Discurso de Maria Morais, como Comissária da Exposição 'Artistas por Oeiras', realizada no Centro Cultural Palácio do Egipto.

"Os frades de um mosteiro acordaram em pintar as paredes do seu refeitório. Procuraram um pintor e encarregaram-no dos frescos. Veio o pintor, encostou uma escada à parede, abriu a caixa das tintas, pôs os pincéis em ordem e, quando tudo estava preparado, foi-se embora dizendo: - até amanhã. No dia seguinte não apareceu, nem tão-pouco em toda aquela semana; nem passado um mês. No entanto tudo estava preparado para que ele começasse a pintar.

Passados uns meses, um frade, ao regressar do seu passeio, contou aos seus companheiros que tinha visto na feira o pintor, rodeado de uma multidão de curiosos e feirantes. E pareceu-lhe que o pintor tinha esquecido para sempre as paredes do refeitório. Passados três meses, outro frade encontrou-o no campo, sentado numa pedra, mas não quis dar-se a conhecer, não fosse ele julgar que era para recordar-lhe as pinturas. Passados quatro meses, viram-no em plena noite, à luz do luar. Outra vez, num dia de sol, encontraram-no muito longe do mosteiro, por entre as árvores de uma estrada. Outro frade, no seu peregrinar, tinha-o visto à beira-mar, com as mãos nos bolsos, sem lápis nem papel, nem aparência de quem toma notas ou apontamentos. Na praia ninguém diria que era um pintor. Passado um ano, os frades tornaram a ver o pintor no mosteiro. Aproximou-se da escada, das tintas e dos pincéis como se os tivesse deixado na véspera. E começou a pintar as paredes do refeitório. Enquanto pintava não falava com ninguém. E os frades começaram a ver que ele ia reproduzindo os lugares onde cada um deles o tinha visto. A feira, o mar, a noite, a lua, as pessoas, o campo, as árvores, o sol, tudo nascia nas paredes do refeitório pela arte do pintor que durante um ano andou procurando o assunto para as suas cores.

Grande foi este pintor e bons os frades, que não lhe pediram o assunto, mas somente a pintura. Estes bons frades andaram neste caso como sábios, não tirando a escada, nem as tintas, nem os pincéis donde o pintor os tinha deixado, e apesar dele não ter voltado durante um ano. O ano simbólico desta história antiga".

Ensaios, Almada Negreiros

 

 

Portanto a Pintura/Escultura/etc, coincide com a Personalidade e o Desenho com a Autoridade Pessoal. (o desenho é a base de toda e qualquer representação, quer seja bi ou tridimensional).

O desenho é tão importante que ficou célebre aquela frase de Napoleão ao dizer: -“Mais vale um croquis do que um longo relatório”.

Para terminar, quero agradecer a toda a equipa do CCPE, que organizaram e participaram, juntamente connosco, na montagem deste projecto, ao pintor Luís Vieira-Baptista que comigo comissaria a exposição, ao Director Pedagógico da Escola de Musica de Linda-a-Velha, Pedro Figueiredo, pelo deleite musical, que torna este evento eloquente e dizer aos responsáveis da CMO, neste evento, ………., quão sábios foram (porque se comportaram como os frades do mosteiro do ensaio de José de Almada Negreiros), não nos exigindo um tema nesta exposição que reúne 42 Artistas Plásticos Portugueses, com linguagens diferentes, mas sim deixando-nos exprimir os universos invisíveis e a interioridade temática e estética de cada um de nós manifestando assim a nossa personalidade nesta mostra que intitulámos, “Artistas por Oeiras”.

 

 

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